Programa Meninas Digitais

Logomarca do programa meninas digitais

Coordenação Nacional do Programa:

Prof. Dr. Cristiano Maciel (Secretário Regional da SBC – Regional Mato Grosso; professor da UFMT) – desde maio/2011

Profa. Dra. Silvia Amélia Bim (Secretária Adjunta da SBC – Regional Paraná, professora da UTFPR) – desde julho/2012

Breve descrição do Programa:

O Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) é direcionado às alunas do ensino médio/tecnológico ou nos anos finais do ensino fundamental, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Ainda, o programa permite que estudantes e profissionais que já atuam na área relatem suas experiências.

Tal Programa iniciou na Secretaria Regional da SBC – Mato Grosso em 2011 e, em 2015, foi institucionalizado pela SBC como programa de interesse nacional da comunidade.

Para viabilização desta iniciativa, o projeto conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que discutem projetos relacionados em suas instituições e estabeleçam parcerias, de forma a disseminar esta ideia no território nacional. Uma das estratégias almejadas para multiplicar a ideia é por meio das secretarias regionais da SBC, que representam todos os estados brasileiros e que realizam eventos nacionais, regionais e locais.

O Programa surgiu a partir de discussões no WIT – Women in Information Technology, evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que está em sua quinta edição. O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Estratégias para consolidação do programa:

– realização de eventos pelo Brasil, em especial durante o WIT e nas ERIs, fazendo parcerias com instituições e empresas nacionais e estrangeiras;

– visita a escolas do ensino fundamental e médio para realização de atividades pertinentes ao projeto;

– criação de uma lista de discussão para comunicação entre os envolvidos e interessados no projeto;

– criação de um site para compartilhamento de informações sobre o projeto;

– realização de estudos em nível nacional de números da representação do gênero feminino na área de Tecnologia da Informação;

– construção de um projeto coletivo sobre a temática, a ser enviado para órgãos de fomento, empresas e organizações interessadas em apoiar a causa.

Ações realizadas até o presente momento:

Para o registro e posterior divulgação das atividades, todos os eventos já realizados foram fotografados.

1) Workshop: Motivação de Adolescentes ao Ingresso em TI

no IV WIT – 2010 (evento conjunto ao WIT/CSBC 2010)

Site: http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/index.php?page=ev-wit

Data/local: 21.07.2010, Belo Horizonte (MG).

Resumo: oficina prática executada por profissionais da Microsoft, dos EUA e do Brasil, que mostraram para 25 multiplicadores previamente cadastrados, o programa DigiGirlz (http://www.microsoft.com/about/diversity/en/us/programs/digigirlz/default.aspx). A coordenação das atividades deste Workshop ficou a cargo da profa. Dra. Karin Breitman que disseminou a intenção de o WIT ter uma frente de trabalho voltada a inclusão de meninas.

Os participantes do workshop ganharam camiseta e coffee-break, alem de brindes distribuídos pela Microsoft.

2) Fórum Meninas Digitais

no V WIT – 2011 – (evento conjunto ao WIT/CSBC 2011)

Site: http://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/eventos/wit.php

Data/local: 20 e 21.07, Natal (RN).

Resumo: O evento contou com a participação das alunas do projeto “Metrópole Digital”, um projeto governamental direcionado a alunos(as) do ensino médio de escolas publicas e privadas em Natal.

Nesta primeira reunião aberta do Fórum Meninas Digitais, participaram representantes das Regionais do SBC e público em geral. A reunião contou com a participação de diversos interessados, que trocaram experiências sobre a temática e discutiram estratégias para o projeto.

Foi ainda realizado o Painel “Compartilhando experiências e áreas de atuação em Computação” e uma reunião aberta com multiplicadores para definir ações do projeto, ambos coordenados pelo prof. Cristiano Maciel (UFMT), Coordenador Nacional do Projeto Meninas Digitais.
Os participantes do evento ganharam camiseta e material de apoio, além do sorteio de diversos brindes.

3) Projeto “Mulheres na Computação”

na Escola Regional de Informática da SBC-Mato Grosso – 2011

Site: http://www.ufmt.br/eri2011/

Data/local: 17.11.2011, Cuiabá (MT).

Resumo: O projeto “Mulheres na Computação”, em execução na ocasião na UFMT, sob coordenação do Prof. Dr. Jésus Franco Bueno, pretendeu realizar um diagnóstico do perfil das alunas ingressantes em cursos da área de informática, bem como fazer um diagnóstico da evasão. No evento, foi realizada uma palestra motivacional ressaltando principalmente diferenças entre homens e mulheres, relatos  de experiências de mulheres atuantes na TI, contando sobre suas carreiras (via vídeo) e palestra sobre o que as mulheres tem a contribuir para a área de informática, pela Profa. Dra. Silvia Bim (UNOESTE).

Os participantes receberam pasta, caneta e bloco do evento. Um anel com a tecla F3, do designer Sobral, foi sorteado para uma “Cinderela Digital”, prática que pretende-se inserir em outros eventos.

4) Fórum Meninas Digitais

no VI WIT – 2012 – (evento conjunto ao WIT/CSBC 2012)

Site: http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/wit.php

Data/local: 19.07, Curitiba (PR)

Resumo:

Foi realizado o painel “Projetos para Incentivo à Inclusão de Meninas na Computação: experiências e perspectivas”, com apresentação de representantes de IES que tem criado projetos na área, com moderação do prof. Cristiano Maciel (UFMT) .

Os participantes do evento ganharam camiseta e material de apoio, além do sorteio de diversos brindes, oriundos de empresas ou ofertados pelos painelistas.

5) Fórum Meninas Digitais

no V WIT – 2013 – (evento conjunto ao WIT/CSBC 2013)

Site: http://www.ic.ufal.br/csbc2013/noticias/wit

Data/local: 24 e 25.07, Maceió (AL)

Resumo:

Foi realizado o painel “Projetos e ações para inclusão de meninas nas áreas tecnológicas: sementes férteis em discussão”, o qual permitiu a socialização de resultados de projetos executados por multiplicadores do programa em IES brasileiras. O prof. Cristiano Maciel (UFMT) moderou a ação. Ainda, foi realizada uma reunião estratégica com multiplicadores e interessados no Programa Meninas Digitais.

Os participantes do evento ganharam camiseta e material de apoio, além do sorteio de diversos brindes, oriundos de empresas ou ofertados pelos painelistas.

6) Fórum Meninas Digitais

no VI WIT – 2014 – (evento conjunto ao WIT/CSBC 2014)

Site: http://csbc2014.cic.unb.br/index.php/wit

Resumo:

Foi realizado o painel “Fomentando ações para inclusão de Meninas Digitais no Brasil” no qual representantes de IES com projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão mostraram ao público como modelaram projetos que obtiveram financiamento. O painel foi moderado pelo prof. Cristiano Maciel (UFMT).

Os participantes do evento ganharam camiseta e material de apoio, além do sorteio de diversos brindes, oriundos de empresas ou ofertados pelas painelistas.

7) Fórum Meninas Digitais

no IX WIT – 2015 – (evento conjunto ao WIT/CSBC 2015)

Site: http://csbc2015.cin.ufpe.br/eventos_descricao/9

Resumo:

Nesta edição houveram dois momentos, um no dia 21/07, que foi o WIT+Meninas Digitais, com o painel “Projetos e ações para inclusão de meninas nas áreas tecnológicas: colhendo frutos“. O painel foi moderado pelo prof. Cristiano Maciel (UFMT). No dia 22/07, no Fórum Meninas Digitais, aconteceu a dinâmica “Meninas Digitais – prototipando soluções tecnológicas para uma vida melhor” com meninas e colaboradores, onde estudantes de escolas públicas de Recife e região foram convidadas a passar uma manhã em atividade prática que privilegia as seguintes ações: discussão, projeto, prototipação e apresentação de suas ideias para a criação de soluções tecnológicas que possam melhorar a vida das pessoas em diferentes contextos: educação, saúde, meio ambiente, mobilidade urbana, empoderamento feminino, entre outros temas que envolvem o cotidiano. Em equipes, as estudantes serão orientadas por docentes e estudantes de cursos de graduação da área de Computação de diversas universidades brasileiras.


Reportagens sobre o projeto:

http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/10-comunidades-e-iniciativas-para-mulheres-programadoras.shtml?utm_src=botaonoticia

http://tecnologia.ig.com.br/especial/projeto-tenta-atrair-meninas-avessas-a-tecnologia/n1597400604285.html

http://www.guiame.com.br/v4/163852-1846-Projeto-quer-tornar-a-tecnologia-uma-carreira-atraente-para-mulheres.html

https://pt-br.facebook.com/ComputerScienceUnplugged/posts/489781647710811

http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=865:projeto-meninas-digitais-discussoes-workshops-e-motivacao&catid=65:destaques

http://hotsites.pernambuco.com/tecnologia/2013/por-mais-mulheres-digitais/questao-de-inclusao.shtml

Meninas Digitais

Sim, elas Podem. Revista Computação Brasil nº16 – SBC – julho-setembro/2011, p.13.

MEDEIROS, C.; COELHO, R.; MACIEL, C. Participação Feminina na Computação. Computação Brasil. 19, 2/2012. P.28-29.

COELHO, R. ; HOLANDA, M. T. Mulheres e a Tecnologia da Informação. Computação Brasil. 25, 2/2014. P.30-37.

SATO, G.R.S. Modelagem do Sistema Web para o Programa Meninas Digitais. Trabalho De Conclusão De Curso, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, 2014.

Diálogos – UnB: Meninas Digitais. Publicado em 19/08/2014.

Facebook do Programa:

facebook.com/meninasdigitaisSBC

Publicação de Artigos

BIM, S. A. ; BOSCARIOLI, C. ; Maciel, Cristiano . HCI With Chocolate: Introducing HCI Concepts to Brazilian Girls in Elementary School. In: 6th Latin American Conference on Human Computer Interaction CLIHC 2013, 2013, Carrillo, Guanacaste. Human Computer Interaction. New York: Springer Cham Heidelberg, 2013. p. 90-94.

http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-03068-5_16

FRIGO, LUCIANA BOLAN ; CARDOSO, PAMELA ; CARDOSO, JOICE PREUSS ; FONTANA, CAROLINE ; IRIZAGA, AMANDA ; VICTORY, NATÁLIA ; POZZEBON, Eliane ; YEVSEYEVA, OLGA . Tecnologias Computacionais como Práticas Motivacionais no Ensino Médio. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013. v. 1.

http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/2684

AMARAL, M. et al. Introducing Computer Science to Brazilian Girls in Elementary School Through HCI Concepts. In: MARCUS, A. (Ed.). . Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions SE  – 14. Lecture Notes in Computer Science. [s.l.] Springer International Publishing, 2015. v. 9187p. 141–152.

http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-20898-5_14